Plano de aula: Espaço e Forma
→Turma a ser aplicado o plano de aula:
4º ano do Ensino Fundamental
→Objetivos e metas a serem alcançados com os alunos:
- Construção da noção espacial, bem como percepção de dados como: frente, atrás, direita, esquerda, distâncias;
- Mapear a sala de aula percebendo os objetos de mesmo tamanho para poder representá-los;
- Construção da noção de localização analisando o mapa desenhado;
- Construção de maquete individual, tendo como ponto de referencia o mapa desenhado.
→Duração:
Para a realização das atividades serão utilizados 5 períodos de 45 minutos cada período.
→Estratégias e recursos:
- 1º momento da aula:
No primeiro momento da aula a professora pede para que os alunos caminhem pela sala analisando cada objeto existente, seus tamanhos, suas formas, como estão dispostos em sala de aula, sendo que devem analisar de diversos ângulos, olhando da frente da sala e do fundo da sala.
Após essa observação a professora entrega uma folha sulfite 60 para que os alunos possam desenhar a planta da sala de aula, para isso a professora instiga os alunos a pensar fazendo perguntas sobre o tamanho das classes (se essas têm o mesmo tamanho), que alunos ocupam essas classes, de que forma estão dispostas, de que lado da sala fica a mesa da professora, o armário da sala, a porta e as janelas.
Para fazer os desenhos os alunos têm que representar as classes com as mesmas medidas, para isso utiliza régua.
Nesse primeiro momento a professora já pede para os alunos coletarem caixinhas, as quais serão utilizadas para a confecção da maquete da sala de aula.
- 2º momento da aula:
Depois de desenhado o mapa da sala, ou a planta da sala, a professora pede para que os alunos coloquem os nomes dos colegas nas suas respectivas classes, bem como nomeie todos os objetos existentes a fim de montar uma legenda.
Feita essa parte de nomear os objetos existentes na planta da sala de aula, a professora montará junto com os alunos a legenda do mapa, a qual será escrita pelos alunos no verso do mapa.
A professora começa escrevendo no quadro a legenda e completando com a cor que os alunos querem pintar no mapa. A legenda é a seguinte:
Legenda:
- Pinte de azul o seu lugar no mapa;
- Pinte de vermelho a classe do seu colega que está na sua frente;
- Pinte de amarelo a classe do colega que está atrás de você;
- Pinte de verde a classe do colega que está a sua direita;
- Pinte de laranja a classe do colega que está a sua esquerda.
Para pintar no mapa o que pede a legenda é analisado junto com os alunos em forma de debate, o que cada um vê na sua frente, para depois pintar, o que cada um vê a sua direita, esquerda e atrás, bem como se analisa as distâncias entre determinados colegas observando o desenho deles, para isso a professora pede por exemplo se o armário está perto ou longe da sua classe, se o aluno A está com a classe perto ou longe do aluno B, criando assim a noção de distância com os alunos.
- 3º momento da aula:
Para a realização dessa etapa serão utilizados dois períodos, pois os alunos confeccionarão a maquete da sala de aula.
A maquete será individual, e os alunos terão como base o mapa que construíram, para isso, eles devem analisar os tamanhos das caixinhas para tentar deixar as classes do mesmo tamanho, percebendo que a mesa e o armário existente na sala são maiores que as classes deles, portanto precisam ser representados com uma caixinha maior.
As caixinhas para a confecção da maquete serão forradas pelo aluno com papel dobradura picado, como se estivessem fazendo um mosaico.
Terminada a maquete a professora levará os alunos a perceber que esses conseguiram representar a sala de aula de duas formas diferentes: uma planta da sala de aula, e uma maquete.
- 4º momento da aula:
Nesse momento será realizada uma exposição na sala de aula, onde os alunos das demais turmas da escola poderão prestigiar o trabalho realizado pelo quarto ano, sendo que esses terão por objetivos mostrar aos visitantes duas formas diferentes de representar a sala de aula, explicando como fizeram o trabalho, o que aprenderam, e demais perguntas feitas pelos alunos visitantes.
→Avaliação da atividade realizada:
Para realizar a avaliação a professora fará um debate em sala de aula pedindo para os alunos os aspectos positivos e negativos das atividades, bem como o que aprenderam com a mesma.
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