18/08/2011

Plano de aula de Educação Artística

Estou postando um plano de aula que realizo com minha turma de quarto ano, o qual dá certo e os alunos adoram. Vale a pena realizar em sala de aula.
Turma: 4º ano do Ensino Fundamental
Número de alunos: 15
Faixa etária dos alunos: 9 anos
Tempo: 1 período (30 minutos)
Conteúdos:
  • Percepção do som, da música.
  • Registro sonoro.
Objetivos:
  • Preparar os alunos para a criação de códigos, de registros sonoros que, surgem na mente dos mesmos, partindo do ato de escutar uma música, a fim de deixar instigar e fluir a criatividade nos alunos.
  • Instigar a escuta, para ampliar suas percepções e sua imaginação, transformando a música em desenhos, traços, cores e formas.
Desenvolvimento:
A professora começará a aula, pedindo para os alunos sentem-se de forma agradável, solicitando que os mesmos fechem os olhos, e escute a música, deixando a imaginação “correr livre” em seus pensamentos. Nesse momento a professora colocará a música: Aquarela do compositor Toquinho.
Após escutar a música a professora entregará aos alunos uma folha de sulfite 60 (branca) para que esses escutem a música novamente,desenhando, pintando, riscando, enfim deixando fluir sua imaginação e sua criatividade.
Após terminar o trabalho cada aluno falará o que sentiu ouvindo a música, bem como o que representou no seu trabalho.
Todos os trabalhos serão expostos em um cartaz na sala de aula.
Avaliação:
Para a avaliação a professora levará em consideração aspectos como: envolvimento dos alunos, participação e exposição de seus trabalhos, valorizando a criatividade de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário